15 setembro 2007

A Diretoria da UPES

Nelma Neves - Presidente
Cacio Romeiro- Vice Presidente
Arlete Bartolomeu- Secrétaria Geral
Arnaldo Haniere- Diretor de Impressa
Arlen Carlos- Diretor de Meio Ambiente
Robson - Diretor de Assistencia Estudantil

10 setembro 2007

SAIBA MAIS

AUMENTO DA MENSALIDADE ESCOLAR
A UPES a vários anos participa do TAC ( Termo de Ajuste de Conduta ) das escolas particulares do estado do Pará, juntamente com o PROCOM, SINEP, MINISTERIO PUBLICO, DELEGACIA DO CONSUMIDOR, OAB, APAEPA e outros.
E sempre temos como meta representar os interesses da classe estudantil, defendendo seus direitos, para que não aconteçam exageros nos aumentos anuais das mensalidades escolares.
As negociações sempre acontecem no mês de setembro.

EM DEFESA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Em Março de 2007 a UPES, começou a acompanhar os estudantes da Escola de enfermagemAnna Nery, que no momento tinha fechado suas portas sem revoltados, protestaram e fecharam a Avenida José Malcher. Formamos uma comissão e procuramos as autoridades: Conselho Estadual de Educação, Conselho Regional de Enfermagem, Ministério Publico e DIOI. A UPES alugou uma sala para que as documentações dos estudantes fossem organizadas, em após varias reuniões chegamos a uma solução, onde o Ministério Publico em consenso com os estudantes solicitou que a SEDUC ficasse responsável em organizar a documentação de todos os estudantes, para que eles pudessem continuar as suas vidas acadêmicas.
TODOS OS PASSOS DA UPES NA CAMPANHA DE MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL

Foi aprovada a lei de Meia Passagem Intermunicipal Estudantil.
Na Assembléia do Estado, mas ainda não está vigorando pois falta uma lei complementar que ta tirando o sono dos ESTUDANTE DE TODO O ESTADO.
Então começamos acompanhar os foros de discussão, desde a primeira Audiência Publica que aconteceu na Assembléia Legislativa. Preocupado com a situação os estudantes de Abaetetuba fizeram também uma audiência e marcaram uma nova reunião do GT (Grupo de Trabalho), em Junho de 2007, na UEPA, onde vários seguimentos da sociedade participaram inclusive a Presidente e alguns diretores da UPES.


CASTANHAL ESTA DOMINADO
No dia 21 de Junho, no auditório da Casa de Cultura, aconteceu a 1º Audiência Publica da UPES, e a mobilização foi pai dégua. Contamos com a presença de vários estudantes do nível fundamental, médio, técnico e superior. Não podemos deixar de comentar a participação maciça dos estudantes da Escola Agrotécnica e Cônego Leitão, que expressa necessidade de lutar pela meia passagem. Convidamos autoridades como: Prefeito, Presidente da Câmara, Vereadores, mais não podemos contar com a sua participação que é uma pena.

MÃE DO RIO
O Vereador Badeco convidou a UPES para participar da Audiência Publica na Câmara de Vereadores no dia 22 de Junho, as 19:00 h que contou com a presença de autoridades e estudantes para discutir a Meia Passagem. Nossa Presidente Nelma Neves defendeu a importância de mobilizar a classe estudantil e deixou a entidade a disposição dos estudantes de Mãe do Rio.

ULTIMAS NOTICIAS DA MEIA PASSAGEM
· A proposta do Governo sobre a lei complementar de Meia Passagem não foi entregue a Assembléia Legislativa no dia 28 de Junho e foi remarcado para Agosto. Estamos esperando.

· Reunião do GT (Grupo de Trabalho), no dia 29 no Auditório da UEPA não deu pé e foi remarcada. E a ARCON foi reforçada com 4 representantes. Mais a UPES estava lá. Não podemos dormi no ponto.

1º CONGRESSO DA UMESB – BARCARENA
Parabéns para os estudantes de Barcarena que estão dando um show e realizaram o 1º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Barcarena e convidaram a Presidente da UPES para participar da Mesa de Abertura. Foi eleitos os Estudantes Denivaldo / Presidente, Zenaldo / Tesoureiro e vários diretores, que não perderam tempo e já estão na luta em defesa dos direitos dos estudantes em Barcarena.

BLITZ EM EVENTO EVANGELICO
Nossa diretoria fez blitz no evento evangélico LOUVOR NORTE no Ginásio de Educação Física em Belém, junto com o Procon que autuou a coordenação do evento realizado a vários anos.E estar acostumado desrespeitar a Lei, que garante a Meia Entrada estudantil, como se os estudantes evangélicos não tivesse esse direito garantido. O absurdo foi tanto que presenciamos fatos como: estudantes serem mal tratados e humilhados na bilheteria e também tirados a força quando pediam seus ingressos de meia. Esperamos que o Procon seja enérgico com esses foras da lei.
VI CONGRESSO DA UPES



ESTUDANTES de vários municípios do Pará, depois de varias hora de viajem até Ponta de Pedras na Ilha do Marajó, participaram do VI CONGRESSO DA UPES, no Teatro Dom Ângelo Mª Rivatto, as 19:00
H que teve na mesa de aberturas dirigentes de entidades estudantis como; UESX- Estudantes do Xingu, UESP- Ponta de Pedras, UESP- Sul e Sudeste do Pará, UMESB- Barcarena.
Na plenária os ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS da UNIP, ULBRA, UVA, FACI, FAZ, UNAMA estavam todos reivindicando a inclusão do nível superior na UPES.
E a galera de Castanhal fizeram a maior festa e sem deixar de falar do Grupo de Rip Rop ( Braek Boys) dos estudantes do Cônego leitão que se apresentaram e forma muito aplaudidossssssssssssssss.

Mais nos grupos de discussão foi debatido assuntos muito sérios como: *MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL, *LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONTRA VIOLENCIA NAS ESCOLAS, *INCLUSÃO DO NIVEL SUPERIOR NA UPES.
Foi eleita a nova diretória da UPES e aprovado o Estatuto, que agora representa também os UNIVERSITARIOS. E a campanha conta a violência será lançada em Agosto com a perspectiva de abranger vários municípios. Agora agradecemos todos os que contribuíram para esse evento histórico que aconteceu para fortalecer o MOVIMENTO ESTUDANTIL SÉRIO do nosso estado