08 julho 2009

Compromisso da Governadora Ana Julia


A Governadora disse a galera da UPES no HANGAR,que: apoia o projeto de Regulamentação da Meia Passagem Intermunicipal depois tirou fotos com a Tesoureira da UPES (ANA MARIA).

07 julho 2009

Avaliação do Ato da Meia Passagem

Grande vigília no dia 26 de Maio com a participação de 100 estudantes de Belém, Abaetetuba e Igarapé Mirim que acenderam velas para iluminar as cabeças dos Deputados. Isso foi só uma amostra que a mobilização daria o resultado esperado e nosso trabalho para aprovar o Projeto de Lei ganharia um novo fôlego.
A UPES e o Pró-Meia organizaram o ato e só no dia 27 ganhou o apoio da UMES e UBES que mobilizaram Estudantes secundaristas do Mosqueiro. Chegam também caravanas de Santa Izabel, Paragominas, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Soure, Moju e Belém.
Os estudantes lotaram as galerias com narizes de palhaços e apitos, fazendo grande barulho para chamar atenção, não podemos deixar de ressaltar o grande papel do bolo de aniversario de 2 anos e 5 mezes do projeto nas gavetas das comissões da ALEPA.
Uma comissão dos estudantes foi recebida pelos parlamentares: Simone Morgado, (Comissão de Orçamento e Finanças), Suleima Pegado, Bordalo, Pioneiro, Bira Barbosa, Ana Cunha, Faleiro e Bernadete que mais uma vez se comprometeram a preparam o projeto para votação em Agosto.
O Governo do Estado tem papel muito importante nas negociações para aprovação do Projeto mas não estar assumindo essa responsabilidade, transparecendo que o projeto não é prioridade, mesmo sendo uma política que vai marcar a historia do Estado e a vida de muitos jovens.
A UPES já esta acompanhando o desfecho dessa tramitação, além da Ação Judicial que ganhou parecer favorável do Ministério Publico aos estudantes. Esperamos agora a manifestação da Desembargadora Maria Rita o mais rápido possível garantindo o Direito e proporcionando a Classe Estudantil acesso e permanecia nas instituições de ensino.
O Defensor Público da comarca de Abaeté Doutor Artur é o mais importante aliado da UPES nessa luta, pois, foi por iniciativa dele que solicitamos o Mandado de Injunção.
A Meia-Passagem é hoje a mais importante bandeira de luta no estado por isso é necessário que outras entidades de luta venham compor e fortalecer as manifestações.

Mobilizações para aprovar Projetos de Interesse Social

Organizamos junto com outras entidades ligadas aos Movimentos Sociais, manifestações na ALEPA. Com a finalidade de pautar projetos de interesses sociais como: Regularização Fundiária, Licença a Maternidade, Conselho Estadual de Saúde e Meia Passagem Intermunicipal Estudantil.
Com essas ações conseguimos alguns êxitos como a aprovação de um novo modelo que dará mais autonomia ao Conselho estadual de Saúde.
Essa foi uma iniciativa do Conselho dos Movimentos Sociais do qual fazemos parte, por compreendermos que a unificação das entidades só trata vitórias a população paraense.
Compõem o Conselho 38 entidades gerais e nacionais: UPES, NOPS, CUT, FETRAGRE e etc.