26 janeiro 2011

Reajuste das mensalidades Escolares 2011

Foi definido depois da quarta rodada de negociação o reajuste das mensalidades em reunião realizada ontem (25/01) na Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SejuDH), com representantes de órgãos de defesa do consumidor, entidades estudantis (UPES, UNE, UBES) e empresários, que optaram pelo percentual de 7,45%, o que representa entre R$ 20 e R$ 40 a mais no pagamento mensal das escolas.No ponto de vista de Roberto Sena, coordenador técnico do Dieese/PA), o acordo foi complicado, mas pode ser considerado positivo ao avaliar os pedidos iniciais. “Com muita conversa conseguimos menos da metade do que era pedido pela patronal e também o menor valor dos últimos três anos, já que 2008 o reajuste acima da inflação foi de 1,5%; em 2009, 1,2% e agora foi de 0,98%”.
O presidente da UPES Augusto Barros participou de todas as reuniões e sempre tratou o assunto com muita responsabilidade, segundo ele o melhor era que não fosse necessário o reajuste, mas como esse é um direito constitucional das Instituições essa foi a única saída, negociar para conseguir o menor reajuste possível. Ele esclareceu que é importante dizer aos que desconhecem esse processo que o reajuste anual é garantido por lei federal, sendo assim precisamos acreditar e trabalhar para manter esse acordo que a 14 anos acontece no Estado do Pará.

Meia Passagem Intermunicipal

Devido a transição de governo a Comissão Gestora da Meia Passagem Intermunicipal, teve seus trabalhos prejudicados deixando vários estudantes sem receber a carteira de meia passagem, vetando o direito de pagando com o desconto de 50% nas passagens.
Por isso como fazemos parte da Comissão cobramos do governo que se posicionasse para que juntos solucionássemos esse problema. O chefe da casa civil então marcou reunião para a segunda semana de Fevereiro, para discutir como será a confecção e distribuição dos documentos.
Ressaltamos que como representante dos estudantes iremos sustentar a posição de que todas as carteiras que foram solicitadas e confeccionadas em 2010 devem ser entregue o mais rápido possível a quem de direito.
Alertamos que ate a reunião o cadastramento estará parado para Instituição e Estudantes, assim que tivermos uma posição concreta informaremos.