09 outubro 2009

Mudando os rumos do Pará, Meia Passagem, já!

Reportagens sobre a meia passagem intermunicipal
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
http://http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
Na quarta 30/09/09 no ato publico que reunio estudantes organizados pela UPES, o Presidente da ALEPA ( Domingos Juvenil) se comprometeu publicamente a incerir na pauta de votação o Projeto da 1/2 passagem na quarta 04/10/09, os estudantes de Castanhal, Parauapebas, Santa Izabel, Soure, Igarape Mirim, Moju, Abaetetuba, Barcarena, Belém chegaram pra acompanha a prometida votação que não estava na Pauta, que gerou muita revolta e agitação
Os estudantes fizeram um apitaço e gritaram muitas palavras de ordens forçando com que acontecesse um fato historico: A incluzão imediata da 1/2 passagem na pauta que ja tinha sido publicada. Mostrando mais uma vez que a juventude foi e sempre será fator importante nas tranformações sociais, dessa vez concertesa com a provação da 1/2 passagem, para os estudantes paraenses.
Na terça 13/10/09, as 9:00 h continuara a discução e aprovação. A UPES e os estudantes estaram acompanhando atentos aos desdobramentos dessa historia, defendendo as proposta que melhor beneficiaram a classe estudantil.
A 1/2 passagem é fruto de uma luta diariamente . (Nelma Neves-Presidente da UPES)

07 outubro 2009

Governo fala sobre meia passagem intermunicipal


Um grupo de representantes de entidades estudantis do Pará esteve reunido, na noite desta terça-feira (6), com o secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, para reafirmar a união de esforços pela aprovação, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), do projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes.
O projeto 274/2007, de autoria do Executivo, é parte do conjunto de políticas para a juventude do Governo Popular do Pará e tramita na Casa desde 2007. A expectativa é que o projeto entre na pauta de votação no plenário na manhã desta quarta-feira (7).
O secretário Cláudio Puty reiterou às lideranças estudantis que o governo quer ver na pauta o projeto o quanto antes e tem trabalhado para isso desde o início. "O governo cumpriu seu dever, articulou com movimentos sociais e acompanhou o processo no Legislativo. Esperamos agora um resultado vitorioso, que será histórico para o movimento", assegurou.
Participação estudantil
Nelma Neves, presidente da União Paraense dos Estudantes, destaca que o movimento estudantil participou ativamente da elaboração do projeto junto com o governo e acompanha passo a passo os trâmites no Legislativo, mas lamenta a demora dos parlamentares em garantir mais este direito aos estudantes. "Não é possível esperar mais. Os deputados deveriam ter vergonha desta demora, que demonstra desinteresse com a causa. Durante nosso protesto da semana passada, o deputado Domingos Juvenil prometeu que colocaria na pauta e estamos contando com isso", afirma. Ela destaca que existem dois pontos discordantes para os movimentos e que foram sugeridos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).
Também estiveram na reunião representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE), União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes) e movimento Pró-meia. Eles garantem que levarão para a porta da Alepa nesta quarta-feira estudantes de Abaetetuba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Vigia.
A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, a distância chega a 250 km. Em casos acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
(Agência Pará)