18 fevereiro 2012

Conselheiros Estaduais de Saúde Tomam Posse Para o Bienio 2012/2014


O Conselho Estadual de Saúde empossou nesta terça-feira (14), na sala de reuniões da entidade, os 56 novos membros, que representarão todos os segmentos de interesse da área nos próximos dois anos.
Com mandato para o biênio 2012/2014, os novos conselheiros trabalharão pelo aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo diretrizes e fixando normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde.
No segmento usuários, os novos conselheiros representam a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores do Pará (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical do Estado do Pará, Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri), União Brasileira de Mulheres (UBM), Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará (Gempac), Movimento Popular de Saúde (Mops) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
Também representam os usuários o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas em Geral e Águas Minerais do Estado do Pará (Sitibegam), Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e União Paraense dos Estudantes (UPES).
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de deliberação superior do SUS. Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem caráter permanente.
FONTE: Agência Pará de Notícias