20 novembro 2012

Dia da Consciência Negra

Dia 20 de Novembro é Dia da Consciência Negra no Brasil. Uma data dedicada à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos negros mais conhecidos da história brasileira.

Mas se a escravidão foi algo tão triste, por que lembrarmos dela em 20 de novembro?

Nesse dia, o importante é lembrar da resistência do negro à escravidão e de entender que a cor da pele não nos faz diferentes uns dos outros.

Para isso, algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, que falam sobre o problema do auto-preconceito e outros assuntos que envolvem a comunidade negra, como, por exemplo, inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra.

Dica: aproveite este dia para apreciar as diferenças culturais e lembrar-se da igualdade dos seres humanos perante Deus. Respeite o próximo, independente de qualquer coisa. Foi assim que Deus nos ensinou.

“O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é Ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente” (Sabedoria 6, 7)


Fonte: www.a12.com