02 março 2010

Posse do Conselho gestor da Meia Passagem Intermunicipal

Aconteceu no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), na tarde de ontem 01 de Março, com a participação de classes estudantis, instituições de ensino, empresários do setor de prestação de serviços de transportes, parlamentares da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), vereadores de municípios do interior, secretários de estado.
A governadora Ana Júlia Carepa, empossou os membros da Comissão Gestora da meia-passagem estudantil intermunicipal, que vai garantir o benefício aos estudantes que precisam se deslocar entre os municípios do estado para garantir freqüência e conclusão de seus estudos.
Os membros da Comissão Gestora Tripartite da meia-passagem estudantil intermunicipal, que serão os responsáveis pela emissão e controle da concessão do documento de passe de meia-passagem, definições da tarifa a ser cobrada, elaboração e aprovação do regime interno da Comissão.
Foram eleitos representantes de três classes: entidades estudantis, sindicato das empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do estado do Pará e, do Governo do Estado. As três classes terão dois representantes em cada categoria, todos indicados por suas respectivas entidades e nomeados por decreto governamental para um mandato de dois anos.
Rosivaldo Alves Freitas, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Nelma Neves, da União Paraense dos Estudantes (UPES), representam as entidades estudantis. Gilberto Felipe Barbosa Júnior, da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (ARCON) e Milton dos Santos Rezende, da Casa Civil fazem parte do grupo do Governo do Estado. Délcio Arthur Farias de Souza e Fernando Sidney são os representantes do sindicato das empresas de transportes rodoviário intermunicipal de passageiros.
Sidney Barbosa estudante que reside em Abaetetuba e nosso representante do movimento estudantil durante a solenidade, falou que o dia de hoje marca um momento importante não só para o movimento estudantil, mas para os movimentos sociais como um todo. Tendo como base a defesa estudantil de quem reside nos municípios do interior paraense, Sidney agradeceu à governadora Ana Júlia por sempre ter mantido boas relações e ter deixado "as portas abertas para fazermos os debates, conversas e tirar encaminhamentos das lutas e anseios estudantis" alem de afirmar também que "a meia passagem não é só a garantia do ir e vir de cada estudante. A meia-passagem intermunicipal significa acesso legal à educação".

Nelma Neves ainda tem muita preocupação com a implementação do beneficio, mas afirma que a UPES vai continuar lutando dentro e fora do Conselho para que os estudantes possam usufluir dos seus direitos.

Nenhum comentário: