10 dezembro 2012

ATENÇÃO ESTUDANTE


Aprovei, faça a sua CARTEIRA DE ESTUDANTES da UPES, ainda nesse ano até 21/12/2012.

Devido as Festas de fim de ano, o Escritório da UPES, só voltará a funcionar
no dia 14 de Janeiro 2013.

Boas Festas.

Augusto Barros
( Presidente)

01 dezembro 2012

Reportagem sobre a 2º Reunião do Reajuste das Mensalidade 2013

Reunião sobre mensalidade escolar acabou sem acordo no Procon

Terminou sem definição a segunda reunião para discutir o reajuste da mensalidade escolar, ontem de manhã, na Diretoria de Proteção ao Consumidor (Procon/PA), em Belém. O acordo não pôde ser fechado por conta da insistência do Sindicato das Escolas Particulares do Pará em aguardar o índice da inflação de janeiro a dezembro. "Se a base do calculo é a inflação, nós não podemos fechar um acordo sem conhecer a inflação", defendeu Ronald Andrade, presidente do sindicato. A proposta dos empresários do setor prevê ganho real de 2% sobre a inflação do período, que segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) deve ficar em torno de 6%.

Durante a semana, já haviam se reunido os representantes do "bloco de defesa do consumidor", formado pelo próprio Dieese, Procon, União Paraense dos Estudantes (Upes) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Na ocasião, foi fechada uma proposta de 6% de reajuste, índice esperado pelo Dieese para a inflação do período, mas prontamente recusado pelo representante das escolas particulares. Segundo Andrade, o aumento da mensalidade não pode levar em conta apenas a inflação. "As escolas particulares sofrem uma cobrança muito grande em relação à melhoria da qualidade de ensino e isso implica em investimentos", defendeu.

Segundo Eliana Uchôa, diretora do Procon, no entanto, o acordo firmado anualmente pelas escolas particulares e representantes do consumidor já prevê o chamado reajuste especial para as instituições que, comprovadamente, implementem melhorias didáticas e pedagógicas, como a criação de laboratórios de ciência ou informática, por exemplo. "Essa cláusula já existe no acordo, as escolas que pretendem implantar melhorias nesse sentido podem procurar o Procon, apresentar suas planilhas e solicitar um percentual de reajuste maior que o estipulado pelo acordo", explicou.

De acordo com a diretora do Procon, no entanto, o valor acordado tem se mostrado tão satisfatório que poucas escolas têm pleiteado um percentual maior. Ano passado, foram menos de 10%.

Uma terceira reunião ficou marcada para o dia 12 de dezembro, logo após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao mês de novembro. Apesar da insistência do Sindicato das Escolas Particulares para que o reajuste seja fechado apenas em janeiro, quando já será conhecida a inflação do ano, o Procon acredita que será possível definir o acordo na próxima reunião.

O novo valor da mensalidade, no entanto, só passa a valer em março. Até lá, por orientação do sindicato, as escolas devem cobrar entre 8% e 10%. Caso o valor acordado seja menor que esses índices, os estabelecimentos devem devolver ao consumidor os valores cobrados a mais.

Belém, Sábado, 01/12/2012

Amazônia

29 novembro 2012

Reportagem sobre a Reunião do Reajuste das Mensalidades 2013


Mensalidades escolares devem ter reajuste de 6%
NEGOCIAÇÃO

É o que vai propor o bloco de defesa do consumidor ao negociar o aumento

Uma reunião entre o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Pará, Associação de Pais de Estudantes do Pará (Apaiepa) e representantes de estudantes secundaristas e universitários, ontem de manhã, em Belém, definiu em 6% o percentual de reajuste que o chamado "bloco de defesa do consumidor" vai levar para a mesa de negociação com o Sindicato das Escolas Particulares do Pará, na sexta-feira, 30. "Nosso parâmetro é a inflação e, consequentemente, o poder aquisitivo do consumidor. Não adianta aprovar um reajuste tão alto e aumentar a inadimplência, o que representa prejuízo para as próprias escolas", afirmou Roberto Sena, do Dieese.

De acordo com o Dieese, o percentual de 6% leva em consideração as variações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a setembro, já que ainda não são conhecidos os índices dos últimos três meses. "Usamos a comparação mês a mês para fechar um parâmetro de quanto deve ser a inflação do ano", explicou Sena. Assim como ocorreu nos últimos anos, a expectativa é de que proposta do Sindicato das Escolas fique bem acima desse valor. O bloco estima algo em torno de 10% a 12%. O sindicato, no entanto, diz ainda não ter definido o percentual que vai levar para a mesa de negociação, o que só deve ser feito amanhã, durante uma reunião com representantes das escolas. "Trata-se de um acordo, onde ambas as partes precisam ceder", orientou Eliana Uchôa, diretora do Procon.

Ano passado, as escolas propuseram um reajuste de 10%, enquanto Procon, Apaiepa, estudantes e Dieese defendiam 6%, com base no INPC do período. Ao final das negociações o reajuste aprovado foi de 7%. "Essa tem sido a trajetória das negociações. Em alguns anos ficamos abaixo da inflação, em outros no mesmo patamar e, algumas vezes, um pouco acima, como aconteceu ano passado", explicou Sena.

Esse ano, em função do alto índice de inadimplência, tanto Dieese quanto Procon devem insistir em um reajuste no mesmo patamar da inflação. Nos últimos anos a taxa de inadimplência têm se mantido entre 25% e 30% ao ano. "Por isso, o reajuste já passa a ser uma grande preocupação dos estudantes universitários, que temem não poder mais pagar as mensalidades", disse Augusto Barros, presidente da União Paraense dos Estudantes (Upes). Além dele, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também participaram da reunião.

 Jornal Liberal  / Belém 28 de Novembro de 2012


27 novembro 2012

Reajuste das Mensalidades 2013


                                                                                                                         foto ( Cesar Magalhães )
Começam hoje (27) as reuniões entre as entidades de defesa dos direitos do consumidor e os proprietários de escolas particulares que definirão o reajuste da mensalidade escolar 2013.  Começou às 11h, no auditório do Procon, na Travessa Castelo Branco, 1029, e conta com a participação da União Paraense dos Estudantes (UPES), UNE, UMES, promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, da OAB Pará, Dieese e Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Pará.

20 novembro 2012

Dia da Consciência Negra

Dia 20 de Novembro é Dia da Consciência Negra no Brasil. Uma data dedicada à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos negros mais conhecidos da história brasileira.

Mas se a escravidão foi algo tão triste, por que lembrarmos dela em 20 de novembro?

Nesse dia, o importante é lembrar da resistência do negro à escravidão e de entender que a cor da pele não nos faz diferentes uns dos outros.

Para isso, algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, que falam sobre o problema do auto-preconceito e outros assuntos que envolvem a comunidade negra, como, por exemplo, inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra.

Dica: aproveite este dia para apreciar as diferenças culturais e lembrar-se da igualdade dos seres humanos perante Deus. Respeite o próximo, independente de qualquer coisa. Foi assim que Deus nos ensinou.

“O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é Ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente” (Sabedoria 6, 7)


Fonte: www.a12.com

17 outubro 2012

10% do PIB para educação aprovado na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira (16) proposta que cria o PNE (Plano Nacional de Educação) e estabelece 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a área de Educação.

Senado limita a 25 o número de alunos em turmas de pré-escola
A proposta, que tramita na Casa desde 2010, segue para votação no Senado.
Atualmente, União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Em 2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$ 414,3 bilhões.
De acordo com o texto aprovado, serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties) diretamente em educação para que, ao final de dez anos de vigência do PNE, seja atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor.
A União deverá promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao atingimento das metas previstas no plano.
Entre os objetivos estabelecidos está o de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.
Também está na lista das metas a criação, no prazo de 2 anos, de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública. O piso salarial nacional profissional seria tomado como base.
Uma das estratégias definidas na proposta está a de fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos.
ERICH DECAT - BRASÍLIA
fonte: Folha de São Paulo

Homenagem aos Professores


“Obrigado professor

por ter em mente

que um dia serei gente

Obrigado professor

pelas broncas que me dar

pois sem elas não poderia

até aqui chegar

Obrigado professor

por até hoje me ajurar

apesar das minhas travessuras

jamais deixou de me ensinar

Obrigado professor

por entrar em meu caminho

sempre me tratou

com amor e muito carinho

Obrigado professor

por sempre me ensinar

por isso e outras coisas

sempre irei te amar

Obrigado professor

por me oferecer alegria

agora vá, vá

curtir seu merecido dia.”

06 julho 2012

Aviso da UPES

O Escritório da UPES estará FECHADO, no périodo de 06 de Julho a 06 de Agosto de 2012.
BOAS FÉRIAS A TODOS.
Augusto Barros

15 junho 2012

Nova Comissão Gestora da Meia Passagem Intermunicipal

DECRETO DE 14 DE JUNHO DE 2012
Reconduz e nomeia membros da Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Estudantil Intermunicipal.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ EM EXERCÍCIO, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso III, da Constituição Estadual, e Considerando os termos do art. 1º do Decreto nº. 2.123, de 22 de fevereiro de 2010, que criou a Comissão Gestora Tripartite da meia-passagem estudantil intermunicipal; Considerando as indicações contidas no Ofício nº. 13/2012-SEC/ CGMPI/PA, de 16 de maio de 2012, da Secretaria da Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal;
Considerando os termos dos Processos nº. 2012/231168;
Considerando o Parecer nº. 0330/2012 da Consultoria Geral do Estado,

R E S O L V E:

Art. 1º Nomear para a Comissão Gestora Tripartite da meiapassagem estudantil intermunicipal os representantes a seguir listados:
I – REPRESENTANTES DO ESTADO DO PARÁ
Maristela de Sousa Fonseca – CASA CIVIL
Fabrício Ribeiro Ribeiro – ARCON/PA

II – REPRESENTANTES DE ENTIDADES ESTUDANTIS
Jaide Ednelma Neves de Sousa – UPES
Ozinaldo Alves Freitas – UBES

III – REPRESENTANTES DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO PARÁ - SETIPEP
Fernando Sidnei Baldessim
Delcio Arthur Farias de Souza

Art. 2º Os representantes ora nomeados exercerão um mandato de 2 (dois) anos.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 3 de março de 2012.

PALÁCIO DO GOVERNO, 14 DE JUNHO DE 2012.

18 abril 2012

UPES em Ação



Palestra sobre Organização da Classe Estudantil, Direitos e Deveres da Juventude. Nosso Presidente Augusto Barros, falou sobre a necessidade e importância da classe estudantil está organizada nos Grêmios Livres, Centros Académicos, Diretorios Académicos, pois temos no Brasil e principalmente no Pará um histórico de lutas, mobilizações que garantiram direitos e grandes avanços para população.
Esse evento foi organizado pela Secretária Municipal de Juventude de Baião, na Biblioteca Publica.

27 março 2012

Meia Passagem Intermunicipal 2012

Começou a distribuição das carteiras de meia passagem 2012, para os estudantes que já estavam no sistema INTERPASS desde 2011. Para os alunos que solicitaram esse ano, estamos trabalhando com objetivo de fazer a entrega na segunda quinzena de Abril.
O que notamos hoje é que vários estudantes não conseguiram o beneficio, devido a falta de responsabilidade dos coordenadores das Instituições de ensino privadas, nossa proposta (UPES) é que na próxima reunião do COGMEP, devemos procurar uma maneira de punir essas instituições. Pois sem o credenciamento da Instituição, os estudantes não conseguiram se cadastrar e pagar meia passagem, mesmo tendo o direito garantido em lei.
CRONOGRAMA DE ENTREGA 2012
DE 26 Março a 01 de Abril
Belém
Castanhal
Capanema
Bragança
São Miguel
Igarapé-Açú
Paragominas

24 fevereiro 2012

Carteira UPES 2012



O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA TER A SUA CARTEIRA DE MEIA ENTRADA* 1 FOTO
* DECLARAÇÃO OU BOLETO BANCARIO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
* R$ 10,00

18 fevereiro 2012

Conselheiros Estaduais de Saúde Tomam Posse Para o Bienio 2012/2014


O Conselho Estadual de Saúde empossou nesta terça-feira (14), na sala de reuniões da entidade, os 56 novos membros, que representarão todos os segmentos de interesse da área nos próximos dois anos.
Com mandato para o biênio 2012/2014, os novos conselheiros trabalharão pelo aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo diretrizes e fixando normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde.
No segmento usuários, os novos conselheiros representam a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores do Pará (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical do Estado do Pará, Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri), União Brasileira de Mulheres (UBM), Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará (Gempac), Movimento Popular de Saúde (Mops) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
Também representam os usuários o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas em Geral e Águas Minerais do Estado do Pará (Sitibegam), Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e União Paraense dos Estudantes (UPES).
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de deliberação superior do SUS. Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem caráter permanente.
FONTE: Agência Pará de Notícias

23 janeiro 2012

Cadastamento e Recadastramento da Meia Passagem 2012

* de 16 a 31 de janeiro de 2012 , para credenciamento dos estabelecimentos de ensino.

* de 16 de janeiro  a 16 de fevereiro de 2012, para Recadastramento dos alunos que ja tem a carteira de 2011 

* de 16 de janeiro  a 15 de março de 2012, para Cadastro de novos  alunos que requererem o direito a carteira estudantil no exercício de 2012, e ao mesmo tempo, o envio do formulário/ requerimento,  à COMISSÃO GESTORA. 

12 janeiro 2012

UPES discute o reajuste das Mensalidades 2012

 Após quatro reuniões ficou definido o reajuste das mensalidades escolares que serão de 7,2%. O acréscimo é de 1,12% acima do índice de inflação. Estavam presente na reunião o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Procon, Associação de Pais e Alunos, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, Ordem dos Advogados do Brasil, Dieese-PA e uniões estudantis.

Em outros estados o reajustes chegou ate 12%. No Pará foi o menos aumento do país.

O reajuste é válido para todo o Estado e todas as instituições de ensino particular, em todos os níveis de ensino. Para aqueles que têm mais de um filho matriculado na mesma escola, a lei garante um abatimento na mensalidade.

AUGUSTO BARROS ressalta a importancia da UPES se fazer presente defendendo uma proposta viavel para os pais sem abuso absurdos.