29 novembro 2012

Reportagem sobre a Reunião do Reajuste das Mensalidades 2013


Mensalidades escolares devem ter reajuste de 6%
NEGOCIAÇÃO

É o que vai propor o bloco de defesa do consumidor ao negociar o aumento

Uma reunião entre o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Pará, Associação de Pais de Estudantes do Pará (Apaiepa) e representantes de estudantes secundaristas e universitários, ontem de manhã, em Belém, definiu em 6% o percentual de reajuste que o chamado "bloco de defesa do consumidor" vai levar para a mesa de negociação com o Sindicato das Escolas Particulares do Pará, na sexta-feira, 30. "Nosso parâmetro é a inflação e, consequentemente, o poder aquisitivo do consumidor. Não adianta aprovar um reajuste tão alto e aumentar a inadimplência, o que representa prejuízo para as próprias escolas", afirmou Roberto Sena, do Dieese.

De acordo com o Dieese, o percentual de 6% leva em consideração as variações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a setembro, já que ainda não são conhecidos os índices dos últimos três meses. "Usamos a comparação mês a mês para fechar um parâmetro de quanto deve ser a inflação do ano", explicou Sena. Assim como ocorreu nos últimos anos, a expectativa é de que proposta do Sindicato das Escolas fique bem acima desse valor. O bloco estima algo em torno de 10% a 12%. O sindicato, no entanto, diz ainda não ter definido o percentual que vai levar para a mesa de negociação, o que só deve ser feito amanhã, durante uma reunião com representantes das escolas. "Trata-se de um acordo, onde ambas as partes precisam ceder", orientou Eliana Uchôa, diretora do Procon.

Ano passado, as escolas propuseram um reajuste de 10%, enquanto Procon, Apaiepa, estudantes e Dieese defendiam 6%, com base no INPC do período. Ao final das negociações o reajuste aprovado foi de 7%. "Essa tem sido a trajetória das negociações. Em alguns anos ficamos abaixo da inflação, em outros no mesmo patamar e, algumas vezes, um pouco acima, como aconteceu ano passado", explicou Sena.

Esse ano, em função do alto índice de inadimplência, tanto Dieese quanto Procon devem insistir em um reajuste no mesmo patamar da inflação. Nos últimos anos a taxa de inadimplência têm se mantido entre 25% e 30% ao ano. "Por isso, o reajuste já passa a ser uma grande preocupação dos estudantes universitários, que temem não poder mais pagar as mensalidades", disse Augusto Barros, presidente da União Paraense dos Estudantes (Upes). Além dele, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também participaram da reunião.

 Jornal Liberal  / Belém 28 de Novembro de 2012


27 novembro 2012

Reajuste das Mensalidades 2013


                                                                                                                         foto ( Cesar Magalhães )
Começam hoje (27) as reuniões entre as entidades de defesa dos direitos do consumidor e os proprietários de escolas particulares que definirão o reajuste da mensalidade escolar 2013.  Começou às 11h, no auditório do Procon, na Travessa Castelo Branco, 1029, e conta com a participação da União Paraense dos Estudantes (UPES), UNE, UMES, promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, da OAB Pará, Dieese e Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Pará.

20 novembro 2012

Dia da Consciência Negra

Dia 20 de Novembro é Dia da Consciência Negra no Brasil. Uma data dedicada à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos negros mais conhecidos da história brasileira.

Mas se a escravidão foi algo tão triste, por que lembrarmos dela em 20 de novembro?

Nesse dia, o importante é lembrar da resistência do negro à escravidão e de entender que a cor da pele não nos faz diferentes uns dos outros.

Para isso, algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, que falam sobre o problema do auto-preconceito e outros assuntos que envolvem a comunidade negra, como, por exemplo, inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra.

Dica: aproveite este dia para apreciar as diferenças culturais e lembrar-se da igualdade dos seres humanos perante Deus. Respeite o próximo, independente de qualquer coisa. Foi assim que Deus nos ensinou.

“O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é Ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente” (Sabedoria 6, 7)


Fonte: www.a12.com

17 outubro 2012

10% do PIB para educação aprovado na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira (16) proposta que cria o PNE (Plano Nacional de Educação) e estabelece 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a área de Educação.

Senado limita a 25 o número de alunos em turmas de pré-escola
A proposta, que tramita na Casa desde 2010, segue para votação no Senado.
Atualmente, União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Em 2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$ 414,3 bilhões.
De acordo com o texto aprovado, serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties) diretamente em educação para que, ao final de dez anos de vigência do PNE, seja atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor.
A União deverá promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao atingimento das metas previstas no plano.
Entre os objetivos estabelecidos está o de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.
Também está na lista das metas a criação, no prazo de 2 anos, de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública. O piso salarial nacional profissional seria tomado como base.
Uma das estratégias definidas na proposta está a de fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos.
ERICH DECAT - BRASÍLIA
fonte: Folha de São Paulo

Homenagem aos Professores


“Obrigado professor

por ter em mente

que um dia serei gente

Obrigado professor

pelas broncas que me dar

pois sem elas não poderia

até aqui chegar

Obrigado professor

por até hoje me ajurar

apesar das minhas travessuras

jamais deixou de me ensinar

Obrigado professor

por entrar em meu caminho

sempre me tratou

com amor e muito carinho

Obrigado professor

por sempre me ensinar

por isso e outras coisas

sempre irei te amar

Obrigado professor

por me oferecer alegria

agora vá, vá

curtir seu merecido dia.”