DESEJAMOS A TODOS OS JOVENS ESTUDANTES PARAENSES.
28 dezembro 2009
22 dezembro 2009
21 dezembro 2009
UPES INFORMA
A União Paraense dos Estudantes, informa que não estamos emitindo Carteira de Meia Entrada temporariamente devido a validade que espira em Março de 2010.
Já estamos trabalhando para colocar a diposiçao dos estudantes paraense a nova CARTEIRA DE 1/2 ENTRADA 2010, totalmente diferente e com toda tecnologia, diferente de tudo que a no Mercado.
Voltaremos a prestar esse serviço em Janeiro.
Já estamos trabalhando para colocar a diposiçao dos estudantes paraense a nova CARTEIRA DE 1/2 ENTRADA 2010, totalmente diferente e com toda tecnologia, diferente de tudo que a no Mercado.
Voltaremos a prestar esse serviço em Janeiro.
Sou + UPES 2010.
02 dezembro 2009
Conferência Internacional de Educação de Adultos
No período de 1º a 4 de dezembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) organizada pela UNESCO e pelo MEC, em parceria com o governo brasileiro. É a primeira vez que a Conferência ocorre num país do hemisfério sul e a cidade escolhida foi Belém.
Local: Belém-:CENTRO CONVENÇÕES - UFPA
Em Abaetetuba/Altamira/Bragança/Breves/
Cametá/Castanhal/Marabá/Santarém/Soure
–
CAMPI UNIVERITÁRIOS DA UFPA
Período 01 a 04 de dezembro de 2009
Em Abaetetuba/Altamira/Bragança/Breves/
Cametá/Castanhal/Marabá/Santarém/Soure
–
CAMPI UNIVERITÁRIOS DA UFPA
Período 01 a 04 de dezembro de 2009
Garanta a sua Matrícula
Em 2010, a Secretaria de Estado de Educação garante vagas a todos(as) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. A Pré-Matrícula, primeira fase do Processo, inicia dia 30/11/2009 e destina-se, somente, aos novos estudantes portadores de deficiência, e vai até 13/12/2009. A segunda fase, também de Pré-Matrícula, destina-se aos demais novos estudantes, no período de 14/12/2009 a 26/01/2010.
Não perca tempo! Garanta já a sua vaga!
Não perca tempo! Garanta já a sua vaga!
01 de Dezembro
Dia Mundial de combate a AIDS, comemorado em todos os estados brasileiros e em vários países do mundo. Uma luta diaria contra o preconceito enfrentado por portadores. No Pará de 1980 até junho de 2009, teve confirmados 9.400 casos DS, e, embora uma boa parcela dos portadores tenha sido levada a óbito, a maioria ainda permanece viva, em tratamento constante.
Por isso galera use camisinha.
27 novembro 2009
Casa da Juventude
A CASA da Juventude será oficialmente inaugurada pelos (as) jovens paraenses no dia 27 de novembro de 2009, a partir das 17 horas, na Praça do Povo do Centur, com a presença da Governadora do Estado, do Secretário Nacional da Juventude, do Presidente do Conselho Nacional de Juventude, dentre outros convidados. Além disso, vai também rolar a história com um grande show da Banda Tecnoshow.
Venha, participe, inaugure a CASA da Juventude, pois, como diz a canção “o véio sol tá lá fora, batendo o tambor da dança”.
18 novembro 2009
Conferência Estadual de Educação
Sexta-feira, às 8h30, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a II Conferência Estadual de Educação (Conae-PA), que tem como tema “Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação”. A conferência vai reunir cerca de 800 delegados eleitos nas Conferências Regionais e na Conferência Metropolitana de Educação, realizadas em setembro deste ano.
Aulas do Programa Pró-Universitário da Seduc
Dia 22 de Novembro de 2009
Quinta e sexta jornadas de aulas do Programa Pró-Universitário, da Seduc, direcionadas aos Processos Seletivaos das IES Públicas.
Evento: Programa oferecido a estudantes concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, constituído de aulas preparatórias para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos das Instituições de Ensino Superior, preferencialmente as públicas.
Evento: Programa oferecido a estudantes concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, constituído de aulas preparatórias para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos das Instituições de Ensino Superior, preferencialmente as públicas.
Público-alvo: 4,2 mil alunosCarga-horária: 74 horas/aula.Horário: de 8 às 12h e de 14 às 18h.
Programação:
Manhã: Quinta jornadaAulas das disciplinas integrantes de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Tarde: Sexta jornadaAulas das disciplinas integrantes de Códigos e Linguagens e suas Tecnologias
Informações: (91) 3201-5107/ 3201-5026/ 3201-5165
Processo Seletivo Cursos Técnicos do IFPA
A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BELÉM, no uso de suas atribuições legais, torna público que será realizado no dia 20 de dezembro de 2009, das 9hs as 12h30m (horário local), no município de Belém/PA, o Processo Seletivo para preenchimento de 1.145 (mil cento e quarenta e cinco) vagas dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados na forma Integrada e Subsequente, para ingresso no 1º e 2º semestres do ano de 2010.
Período das Inscrições:De: 19/10/2009 até 03/12/2009
Taxa(s): /R$ 50,00
Confira o Edital no Site: http://www.xingu.ifpa.edu.br/interface/Side_bar.php?iframe=2
Período das Inscrições:De: 19/10/2009 até 03/12/2009
Taxa(s): /R$ 50,00
Confira o Edital no Site: http://www.xingu.ifpa.edu.br/interface/Side_bar.php?iframe=2
13 novembro 2009
A Meia Passagem Intermunicipal é lei
Hoje foi mais um dia histórico, um marco importante que a nossa geração mostrou que a JUVENTUDE é protagonista das maiores mudanças da sociedade paraense. A sanção da Lei de Meia Passagem Intermunicipal Estudantil é a prova de que temos que nos mobilizar para conseguir direitos.
A Governadora Ana Julia respeitou o anseio dos Estudantes e Entidades Estudantis, vetando o limite de 10% de assentos nos transportes (terrestres e aquaviários) para os beneficiados. A outra que restringe o benefício apenas aos estudantes de famílias com renda de até dois salários mínimos.
Em contrapartida, o governo se dispõe a deduzir custos do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria) a ser recolhido mensalmente dos transportadores.
Ainda temos que acompanhar a tramitação na ALEPA, onde os Deputados apreciarão os vetos. Mobilizaremos diariamente para garantir que a lei seja sem limitações, pois não queremos migalhas, precisamos ser respeitados.
A lei entra em vigor em 60 dias e a UPES faz parte do Conselho Gestor que vai gerenciar a emissão da Meia Passagem Intermunicipal.
AOS ESTUDANTES DO PARÁ MEIA PASSAGEM JÁ!
Nelma Neves
11 novembro 2009
UM AVANÇO CONTRA AS DISCRIMINAÇÕES
O PLC (projeto de lei da Câmara) 122/06, que criminaliza a homofobia e outras formas de discriminação, acaba de ser aprovado na CAS - Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
O próximo passo é aprovar na CDH - Comissão de Direitos Humanos e CCJ - Comissão de Constitução e Justiça.
O próximo passo é aprovar na CDH - Comissão de Direitos Humanos e CCJ - Comissão de Constitução e Justiça.
Devido os prazos regimentais dificilmente se aprovar na CCJ esse ano. Com a aprovado na CCJ , o projeto deve ainda tramitar pelo Plenário do Senado - em uma condição mais favorável. Depois, o substitutivo deve voltar para Câmara.
Com a votação de hoje, inicia um processo. Ou seja, a aprovação na CAS facilita a tramitação do PLC 122.
DESTRAVOU.
04 novembro 2009
Em defesa da Meia Entrada
Está sendo construida uma verdadeira força tarefa, em defesa do Direito a Meia Entrada, desde a semana passada estamos reunindo com o objetivo de fortalecer o movimento. Teremos grande novidades semana que vem.
A UPES faz parte, porque temos clareza que as entidades, não devem apenas emitir as Carteiras de Meia Entrada, mas principalmente filiscalizar e brigar para que o direito dos estudantes, seja garantido.
Adeus a Verequete
28 outubro 2009
MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA
Vamos à luta! No próximo sábado, 31, a partir das 16h30m no Ginásio D. Vicente Zico (Abacatão - C.Nova 8, Ananindeua/PA), a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém convida a todos e a todas que com a graça divina não perderam a capacidade de se revoltar diante da barbárie a engrossarem as fileiras de nossa caminhada. Violência e extermínio são as palavras chave da comemoração pelo Dia Nacional da Juventude, cujo tema deste ano é "Contra o extermínio da juventude. Na luta pela vida", e o lema é "Juventude em marcha contra a violência".
A caminhada seguirá pela Rua da Providência, onde serão feitas três reflexões a respeito das várias formas de violência cometidas contra a juventude. "Já realizamos uma reflexão madura no último sábado, 24, na Fundação Curro Velho, agora é hora de soltarmos o nosso grito de indignação preso na garganta para exigirmos um basta de tanta violência contra a juventude" diz o estudante Eraldo Paulino, da coordenação do evento. Para ele, saber que diariamente jovens são exterminados, sobretudo nas periferias de Belém, jamais deve ser visto como algo banal, como tentam extampar com sangue e dor alheios todos os dias os jornais sanguinários de Belém. Ao fim da caminhada, na Praça da Bíblia, haverá um show cultural, para que a juventude, consciente de sua missão, mostre que a festa da vida jamais deve acabar, como diria o já saudoso Zé Martins.
A caminhada seguirá pela Rua da Providência, onde serão feitas três reflexões a respeito das várias formas de violência cometidas contra a juventude. "Já realizamos uma reflexão madura no último sábado, 24, na Fundação Curro Velho, agora é hora de soltarmos o nosso grito de indignação preso na garganta para exigirmos um basta de tanta violência contra a juventude" diz o estudante Eraldo Paulino, da coordenação do evento. Para ele, saber que diariamente jovens são exterminados, sobretudo nas periferias de Belém, jamais deve ser visto como algo banal, como tentam extampar com sangue e dor alheios todos os dias os jornais sanguinários de Belém. Ao fim da caminhada, na Praça da Bíblia, haverá um show cultural, para que a juventude, consciente de sua missão, mostre que a festa da vida jamais deve acabar, como diria o já saudoso Zé Martins.
O evento é organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Belém em parceria com o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC,) Jesuítas, Juventude Cabocla Socialista do Pará (JCSP), Pastoral da Juventude Marista (PJM), Fórum de Juventude Negra (FOJUNE), UNICEF – Rede Vitória Régia, Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Prefeitura Municipal de Ananindeua, SEJUDH e SECULT – Fundação Curro Velho.
Fonte:pjabelem@yahoo.com.br
20 outubro 2009
Meia passagem e limitações não combinam
O Movimento Estudantil nunca teve tão unificado como hoje, e todas as articulações estam sendo feita para que a Meia Passagem Intermunicipal alcance o maior numero de Estudantes possivel.
Reunimos hoje 20/10, com o Chefe da Casa Civel Claudio Puty, para reafirmar a possição das entidades contra os 10% de acento, que tem como objetivo único limitar o acesso dos estudantes aos transportes e também para as imposições absurdas que os estudantes de instituições particulares teram que se submeter para conseguir a meia.
Nosso bate papo foi produtivo e como o Governo é popular, a Governadora devera administrar a favor do povo, inclui a juventude precisa pagar meia para permanecer nas instituições, construindo assim uma perspectiva de vida melhor.
TODOS CONTRA AS LIMITAÇÕES:
10% (não)
2 salarios para estudantes das instituições particulares (não)
TODOS AFAVOR:
10% (veto)
2 salarios (veto)
14 outubro 2009
Aprovado a Meia Passagem Intermunicipal
Finalmente hoje, foi aprovada a Meia Passagem Intermunicipal para estudantes do ensino médio 100Km, técnico, superior e pós-graduação 250 km. Aos estudantes que a Kilometragem for maior que a estipulada, 8 passagem ao mês.
O ponto polémico foi o que assegura no mínimo 10% de acentos nos transportes, que equivale a 4 poltronas, e nos casos que a demanda for maior que 10% a Comissão Gestora Tripartite ficara encarregada de ceder o beneficio. E a UPES fará parte dessa comissão, para que todos os estudantes possa utilizar a Meia Passagem no estado.
Esse foi um longo processo de luta dos estudantes que culminou na aprovação do projeto, tivemos que superar muitos obstáculos:
Na Assembleia Legislativa o projeto ficou tramitando nas gavetas das comissões dois anos e 5 meses.
No Tribunal de Justiça do Estado a Desembargadora simplesmente não se pronunciou a respeito da Ação de Injunção que a UPES impetrou através da Defensoria Pública da Comarca de Abaetetuba, solicitando que os Deputados a Regulamentar a Meia Passagem.
Afirmamos com certeza que não recebemos benesse de ninguém, a Meia Passagem é fruto do suor e da luta dos estudantes ao longo de 10 anos .
Agora que a meia foi aprovada e precisa ser sancionada, pela Governadora do Estado. Ela é o nosso novo alvo e vamos cobrar para que a Lei seja sancionada o mais rápido possivel.
09 outubro 2009
Mudando os rumos do Pará, Meia Passagem, já!
Reportagens sobre a meia passagem intermunicipal
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
http://http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
Na quarta 30/09/09 no ato publico que reunio estudantes organizados pela UPES, o Presidente da ALEPA ( Domingos Juvenil) se comprometeu publicamente a incerir na pauta de votação o Projeto da 1/2 passagem na quarta 04/10/09, os estudantes de Castanhal, Parauapebas, Santa Izabel, Soure, Igarape Mirim, Moju, Abaetetuba, Barcarena, Belém chegaram pra acompanha a prometida votação que não estava na Pauta, que gerou muita revolta e agitação
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
http://http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52010
Na quarta 30/09/09 no ato publico que reunio estudantes organizados pela UPES, o Presidente da ALEPA ( Domingos Juvenil) se comprometeu publicamente a incerir na pauta de votação o Projeto da 1/2 passagem na quarta 04/10/09, os estudantes de Castanhal, Parauapebas, Santa Izabel, Soure, Igarape Mirim, Moju, Abaetetuba, Barcarena, Belém chegaram pra acompanha a prometida votação que não estava na Pauta, que gerou muita revolta e agitação
Os estudantes fizeram um apitaço e gritaram muitas palavras de ordens forçando com que acontecesse um fato historico: A incluzão imediata da 1/2 passagem na pauta que ja tinha sido publicada. Mostrando mais uma vez que a juventude foi e sempre será fator importante nas tranformações sociais, dessa vez concertesa com a provação da 1/2 passagem, para os estudantes paraenses.
Na terça 13/10/09, as 9:00 h continuara a discução e aprovação. A UPES e os estudantes estaram acompanhando atentos aos desdobramentos dessa historia, defendendo as proposta que melhor beneficiaram a classe estudantil.
A 1/2 passagem é fruto de uma luta diariamente . (Nelma Neves-Presidente da UPES)
A 1/2 passagem é fruto de uma luta diariamente . (Nelma Neves-Presidente da UPES)
07 outubro 2009
Governo fala sobre meia passagem intermunicipal
Um grupo de representantes de entidades estudantis do Pará esteve reunido, na noite desta terça-feira (6), com o secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, para reafirmar a união de esforços pela aprovação, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), do projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes.
O projeto 274/2007, de autoria do Executivo, é parte do conjunto de políticas para a juventude do Governo Popular do Pará e tramita na Casa desde 2007. A expectativa é que o projeto entre na pauta de votação no plenário na manhã desta quarta-feira (7).
O secretário Cláudio Puty reiterou às lideranças estudantis que o governo quer ver na pauta o projeto o quanto antes e tem trabalhado para isso desde o início. "O governo cumpriu seu dever, articulou com movimentos sociais e acompanhou o processo no Legislativo. Esperamos agora um resultado vitorioso, que será histórico para o movimento", assegurou.
Participação estudantil
Nelma Neves, presidente da União Paraense dos Estudantes, destaca que o movimento estudantil participou ativamente da elaboração do projeto junto com o governo e acompanha passo a passo os trâmites no Legislativo, mas lamenta a demora dos parlamentares em garantir mais este direito aos estudantes. "Não é possível esperar mais. Os deputados deveriam ter vergonha desta demora, que demonstra desinteresse com a causa. Durante nosso protesto da semana passada, o deputado Domingos Juvenil prometeu que colocaria na pauta e estamos contando com isso", afirma. Ela destaca que existem dois pontos discordantes para os movimentos e que foram sugeridos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).
Também estiveram na reunião representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE), União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes) e movimento Pró-meia. Eles garantem que levarão para a porta da Alepa nesta quarta-feira estudantes de Abaetetuba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Vigia.
A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, a distância chega a 250 km. Em casos acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
(Agência Pará)
O projeto 274/2007, de autoria do Executivo, é parte do conjunto de políticas para a juventude do Governo Popular do Pará e tramita na Casa desde 2007. A expectativa é que o projeto entre na pauta de votação no plenário na manhã desta quarta-feira (7).
O secretário Cláudio Puty reiterou às lideranças estudantis que o governo quer ver na pauta o projeto o quanto antes e tem trabalhado para isso desde o início. "O governo cumpriu seu dever, articulou com movimentos sociais e acompanhou o processo no Legislativo. Esperamos agora um resultado vitorioso, que será histórico para o movimento", assegurou.
Participação estudantil
Nelma Neves, presidente da União Paraense dos Estudantes, destaca que o movimento estudantil participou ativamente da elaboração do projeto junto com o governo e acompanha passo a passo os trâmites no Legislativo, mas lamenta a demora dos parlamentares em garantir mais este direito aos estudantes. "Não é possível esperar mais. Os deputados deveriam ter vergonha desta demora, que demonstra desinteresse com a causa. Durante nosso protesto da semana passada, o deputado Domingos Juvenil prometeu que colocaria na pauta e estamos contando com isso", afirma. Ela destaca que existem dois pontos discordantes para os movimentos e que foram sugeridos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).
Também estiveram na reunião representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE), União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes) e movimento Pró-meia. Eles garantem que levarão para a porta da Alepa nesta quarta-feira estudantes de Abaetetuba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Vigia.
A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, a distância chega a 250 km. Em casos acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
(Agência Pará)
02 outubro 2009
MANIFESTAÇÃO NA ALEPA
Estudantes liderados pela UPES, ocuparam as galerias da Assembleias no dia 30/09, as 09:00 h, gritando palavra de ordem (JUVENIL, tem que votar, meia passagem, já) e apitando. Como forma de protesto em defesa do direto a Meia Passagem Intermunicipal.
O projeto vem sendo proposto na ALEPA a 10 anos, mas apenas em 2006 foi aprovado pelos deputados e em 2007 foi sancionado pela Governadora, faltando apenas a regulamentação, que definiria as regras do beneficio.
Começou novamente uma verdadeira batalha, com manifestações de estudantes em varios Municipios (Abaetetuba, Tucurui, Paragominas, Belém etc) em defesa do direito.
Começou novamente uma verdadeira batalha, com manifestações de estudantes em varios Municipios (Abaetetuba, Tucurui, Paragominas, Belém etc) em defesa do direito.
No ultimo CONUPES ( CONGRESSO DA UPES), foi aprovado que a Meia seria a bandeira de luta principal da entidade, que vem cumprindo esse papel de mobilizar a classe estudantil e acompanhar as tramitações nas comissões da ALEPA, mostrando assim a verdadeira entidade que luta no Pará pelos direitos dos estudantes.
01 outubro 2009
ULTIMA NOTICIA DO ENEM
O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar nesta madrugada a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País.
29 setembro 2009
Meia Passagem Intermunicipal
Estudantes ocuparão as galerias da Assembleia no dia 30 de setembro as 8:00H com o objetivo de pressionar o Presidente a colocar na pauta de votação no segundo turno o Projeto que regulamentara a meia passagem intermunicipal, que foi aprovado em primeiro turno por hunanimidade. E beneficiara cerca de 100,000 mil estudantes. Ha dois anos e meio esse projeto foi aprovado na Alepa e sancionado pelo executivo.
Contato: Nelma Neves-8196-4159
Augusto Barros - 8163-0966
Ana Maria - 82290991
Augusto Barros - 8163-0966
Ana Maria - 82290991
10 setembro 2009
Aprovado em 1º turno a Meia-Passagem
Foi aprova em 1º turno a Meia-Passagem Intermunicipal por hunanimidade na ALEPA no dia 08/09 , e ficou marcado para a proxima terça a votação em 2º turno. Os pontos que ainda são polêmicos é a porcentagem de poltronas que no projeto substitutivo é de 10%, o movimento não concorda e emendas devem mudar a redação atual e também o artigo 7º que trata do incentivo fiscal para as empresas de transporte.
04 setembro 2009
O Dep. Juvenil tirou a meia de votação
Os estudantes foram a ALEPA para acompanhar a votação no dia 02/09 /09 do projeto que Regulamentará a Meia-Passagem Intermunicipal, o que infelizmente não aconteceu por que o Deputado Juvenil ( Presidente da ALEPA), tirou da pauta com uma justificativa que não convenceu o Movimento Estudantil.
Essa atitude só reafirmou o interesse que os deputados não tem com a sociedade e principalmente com a juventude.
Ele se "comprometeu" a colocar novamente em pauta semana que vem.
Nos da UPES estaremos todos os dia acompanhando e pressionando ate a votação do Projeto.
01 setembro 2009
votação da Meia-Passagem amanhã
Meia-Passagem Intermunicipal Entrou na pauta de votação da ALEPA o Projeto que regulamenta a Meia-Passagem, que a sociedade paraense estava esperando a anos, será amanhã 02/09, 09:00 h .
O projeto substitutivo foi aprovado no dia 26/09 na Comissão de Orçamento e Finanças. Que não suprime a necessidade do movimento Estudantil.
Precisamos de apoio de toda a sociedade, participe.
27 agosto 2009
NA ALEPA COMISSÃO APROVA MEIA-PASSAGEM INTERMUNICIPAL
A comissão de Fiscalização Finanças e Orçamento (CFFO) aprovou no ultimo dia 26 o projeto que regulamenta a Meia-Passagem Intermunicipal. O proximo passo é a votação em Plenário.
Aprovado por humanimidade pelos Deputados: Bordalo, Carlos Martins, Pioneiro, Ana Cunha, Suleima Pegado. A relatora foi a Deputada Simone Morgado.
O Projeto Substitutivo ficou assim.
100 km ensino médio
250 km Técnico, Graduação, Pós-Graduação, mestrado e doutorado.
Os casos de estudantes acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
10% de vagas nos onibus para estudantes.
Essa proposta não suprime os anceios da UPES que seria Kilometragem Livre. Mais entendemos que era hora de avançar e aprovar o projeto que regulamenta a Meia-passagem para beneficiar os estudantes paraenses.
18 agosto 2009
13 agosto 2009
DIA DO ESTUDANTE
O que temos pra comemorar?
*Bolsas do Pró UNE
*Financiamento Estudantil.
*Bolsa Familia.
*Bolsa Trabalho.
*Pró Jovem Urbano.
*A falta de compromisso dos Deputados Estaduais com a regulamentação da Meia Passagem Intermunicipal Estudantil .
*A greve que atrapalham quem quer estudar.
*As instituições de ensino inadequada as nossas necessidades.
Fatos que reforçam a ideia de que o dia dos estudantes deve ser um incentivo a continuar-mos lutando por nossos direitos.
Assinar:
Postagens (Atom)